Prótese peniana: entenda o procedimento e seus benefícios

A cirurgia de implante peniano (prótese) representa um meio seguro e eficaz de tratar homens com disfunção erétil. A prótese peniana tem os maiores índices de satisfação de todas as opções de tratamento para disfunção erétil. Pacientes que tentam, mas não gostam ou não conseguem resultados satisfatórios com pílulas, dispositivos a vácuo, supositórios ou injeções são aconselhados sobre cirurgia de implante peniano.

As próteses penianas podem ser divididas em duas categorias principais, maleáveis ​​(também conhecidas como não hidráulicas ou semirrígidas) e infláveis ​​(hidráulicas). Os implantes infláveis ​​de três peças têm cilindros emparelhados, uma pequena bomba escrotal e um reservatório de fluido de grande volume (que é colocado atrás dos músculos da parede abdominal).

Antes da cirurgia, é importante que todos os pacientes recebam educação adequada sobre o procedimento operatório e seus riscos e benefícios associados. Garantir que o paciente tenha expectativas realistas antes de prosseguir com a cirurgia de implante é essencial para garantir altos perfis de satisfação pós-operatória. Os pacientes são avisados ​​de que a prótese permitirá que alcancem uma ereção rígida sob demanda e não afetará sua libido e não aumentará seu pênis. Os pacientes também são informados sobre as taxas de infecção (1-3%) e taxas de reoperação após mau funcionamento do dispositivo (15% em 8 anos).

Os implantes penianos oferecem ao paciente um nível muito alto de satisfação com sua espontaneidade, consistência e rigidez.

Seleção de prótese peniana

As próteses podem ser divididas em duas categorias principais, maleáveis ​​(também conhecidas como não hidráulicas ou semirrígidas) e infláveis ​​(também chamadas de hidráulicas). Este último pode ser subdividido em dispositivos de 2 e 3 peças, dependendo da localização do fluido usado para o acionamento.

Os dispositivos maleáveis ​​têm um revestimento externo com um núcleo central de metal ou plástico. Essas próteses são dispositivos sólidos emparelhados implantados nos corpos eréteis que produzem rigidez peniana constante. A principal vantagem desses dispositivos é sua facilidade de implantação, enquanto as desvantagens incluem um pênis constantemente rígido que não se assemelha à ereção normal nem à flacidez, dificuldade de ocultação e um risco aumentado de erosão do dispositivo.

Complicações da prótese peniana

As complicações pós-operatórias da cirurgia de implante peniano não são comuns e incluem, mas não se limitam a: infecção do implante, falha de componente, erosão do dispositivo, migração do dispositivo, problemas de dimensionamento e auto-insuflação. A infecção ocorre em aproximadamente 2-3% das cirurgias de implante primárias (primeira vez). A infecção e a subsequente remoção do dispositivo podem resultar em cicatrizes penianas e perda do comprimento peniano, o que pode levar à incapacidade de realizar qualquer cirurgia de implante adicional. Após a implantação, o prazo para a apresentação da infecção irá variar dependendo da bactéria envolvida. As infecções com bactérias mais virulentas e agressivas geralmente se manifestam nos primeiros dias a semanas após a cirurgia (febre, dor e inchaço), mas a infecção de baixo grau pode não se manifestar por um ano após a cirurgia. Quando a infecção da prótese é diagnosticada, o tratamento padrão é a remoção de toda a prótese e o reimplante de outro dispositivo vários meses depois.

Satisfação

A satisfação do paciente é de extrema importância na cirurgia de implante de prótese peniana. É claro que quando os pacientes são aconselhados adequadamente, o implante de próteses penianas tem os maiores índices de satisfação de todas as opções de tratamento para disfunção erétil, de acordo com relatórios publicados. Em um estudo, 89% dos homens e 70% de suas parceiras estavam satisfeitos. Dor, aparência e necessidade de repetir a operação foram fatores que resultaram na diminuição da satisfação. Em outro estudo, 85% dos homens e 76% de suas parceiras estavam satisfeitos. Em um estudo comparando a implantação de prótese peniana com a terapia de injeção peniana, com acompanhamento semelhante, 70% dos receptores de prótese peniana relataram ter relações sexuais regularmente, enquanto apenas 41% dos pacientes com injeção peniana ainda eram sexualmente ativos.

Acredito que um excelente aconselhamento pré-operatório garante expectativas realistas e excelente satisfação do paciente.