Tratamentos para a infertilidade masculina

TRATAMENTO INFERTILIDADE MASCULINA

Infertilidade é a dificuldade de um casal conseguir engravidar após um ano de tentativas, tendo relações sexuais sem o uso de método contraceptivo. Durante muito tempo as mulheres foram equivocadamente apontadas como as únicas responsáveis por problemas de gestação. Hoje sabe-se da importância da investigação sobre a saúde do homem neste contexto: estimativas apontam que em cerca de metade dos casos há algum componente masculino associado.

 

Causas da infertilidade masculina

Diversas podem ser as causas de comprometimento da fertilidade masculina. Para descobrir a origem do problema, o médico deverá avaliar o homem globalmente, partindo de uma revisão médica e exame físico detalhados, assim como análise por exames, tais como espermograma e perfil hormonal.

Tratamentos para infertilidade masculina

O tratamento será direcionado a causa do problema. por isso, a avaliação e diagnóstico devem ser realizados por um médico especialista, que apresentará as melhores opções conforme cada caso.

Os tratamentos mais comuns para infertilidade são:

– Medicamentos: indicados principalmente em casos de infecções do trato genitourinário e disfunções hormonais; também utilizado em pacientes com disfunções sexuais que podem prejudicar no momento da relação sexual, tais como disfunção erétil ou alteração da ejaculação.


– Tratamento cirúrgico: 3 principais indicações: correção cirúrgica de varicocele, tratamento da azoospermia obstrutiva e obtenção cirúrgica de espermatozoides.

A varicocele é a principal identificável de alteração da fertilidade masculina e consiste na dilatação das veias do plexo pampiniforme testicular, ocasionando fluxo sanguíneo alterado para o órgão, gerando um ambiente “pró-inflamatório” comprometendo a produção de espermatozoides. O procedimento cirúrgico geralmente é rápido e ambulatorial, onde é realizada a ligação dos vasos dilatados, interrompendo o fluxo sanguíneo por estas veias.

Azoospermia obstrutiva refere-se à obstrução do transporte dos espermatozóides no trato geniturinário, sendo a principal indicação a cirurgia de reversão de vasectomia.

Obtenção cirúrgica de espermatozóides, geralmente, é indicada quando há alguma doença interferindo na produção de espermatozoides (tais como distúrbios genéticos e/ou hormonais), insucesso na cirurgia de reversão da vasectomia ou decisão médica/paciente. O procedimento pode ser feito por método percutâneo (através da pele, sem corte) ou cirúrgico aberto (com corte).


– Terapia hormonal: quando a alteração da fertilidade está relacionada a um distúrbio dos hormônios masculinos. ATENÇÃO: NÃO EXISTE REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA PARA AUXÍLIO NA FERTILIDADE! 


– Reprodução assistida: destacam-se as técnicas de inseminação artificial (quando são injetados espermatozóides na cavidade uterina), fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoides (técnicas laboratoriais que dependem de análises clínico-laboratoriais para a escolha).

Sobre o Dr. Gabriel Veber

Urologista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Foi Fellowship em Andrologia e Infertilidade Masculina pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Fellowship em Andrologia e Infertilidade Masculina pela Fundació Puigvert – Barcelona – Espanha.

Atualmente Dr Gabriel atende em seu consultório particular e é responsável pelo Ambulatório de Andrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Para mais informações, clique aqui.

 

Importante: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças e receitar remédios. As informações disponíveis neste site são apenas de caráter educativo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Já procurou seu
urologista esse ano?

A urologia não é uma especialidade exclusivamente masculina. Cálculo renal, infecções na bexiga e incontinência urinária são, por exemplo, frequentes tanto em homens quanto em mulheres e devem ser tratadas pelo urologista. Por isso o recomendado é procurá-lo, pelo menos, uma vez por ano para uma revisão preventiva. 

Contato

Agende sua consulta comigo na Clínica Pro Uro
Agende sua consulta comigo na Clínica Insemine
Agende sua consulta comigo no Hospital Moinhos de Vento

Instagram

Facebook