Varicocele: como a doença pode afetar a fertilidade e até a estética masculina

Conhecida também como varizes do testículo, a varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares. Essas veias drenam o sangue que chega aos testículos pelas artérias do órgão, para nutri-lo. Esse sangue, depois, deveria retornar pelas veias. No entanto, essa dilatação pode dificultar o processo, impedindo que o sangue flua adequadamente, o que pode causar disfunção testicular e piorar a qualidade do sêmen.

O problema pode causar infertilidade masculina, distúrbios hormonais e sexuais. Vale salientar que nem todo homem que tem varicocele é infértil e vice-versa. A varicocele não é considerada uma doença grave, mas o acompanhamento junto a um profissional de saúde é importante.

A condição aparece, na maior parte das vezes, durante a adolescência, no período da puberdade. É mais raro que o problema se apresenta na infância e na terceira idade, mas pode ocorrer.

Normalmente, o problema não apresenta sintomas. Mas, em alguns casos, a condição pode resultar em dor e desconforto e pode interferir na estética da região.

O diagnóstico pode ser feito por um médico qualificado, que pode fazer uso de exames, como ecografia, para fornecer um parecer mais apurado. 

O tratamento é cirúrgico, principalmente nos casos em que é comprovado que a varicocele tem relação com a infertilidade. A cirurgia consiste na correção microscópica dos vasos dilatados, através de um pequeno corte na região inguinal.

Vale destacar a importância de procurar orientação junto a profissionais adequados para diagnóstico e acompanhamento do problema. Quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória e eficaz tende a ser a recuperação.

 

Sobre o Dr. Gabriel Veber

Urologista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Foi Fellowship em Andrologia e Infertilidade Masculina pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Fellowship em Andrologia e Infertilidade Masculina pela Fundació Puigvert – Barcelona – Espanha.

Atualmente Dr Gabriel atende em seu consultório particular e é responsável pelo Ambulatório de Andrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Para mais informações, clique aqui.

 

Importante: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças e receitar remédios. As informações disponíveis neste site são apenas de caráter educativo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Já procurou seu
urologista esse ano?

A urologia não é uma especialidade exclusivamente masculina. Cálculo renal, infecções na bexiga e incontinência urinária são, por exemplo, frequentes tanto em homens quanto em mulheres e devem ser tratadas pelo urologista. Por isso o recomendado é procurá-lo, pelo menos, uma vez por ano para uma revisão preventiva. 

Contato

Agende sua consulta comigo na Clínica Pro Uro
Agende sua consulta comigo na Clínica Insemine
Agende sua consulta comigo no Hospital Moinhos de Vento

Instagram

Facebook