O que é Andrologia?

Você já ouviu falar sobre Andrologia? Esta é a especialidade dentro da urologia que lida com a saúde dos homens, especialmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.

Áreas de atuação

A Andrologia compreende o estudo da sexualidade e das disfunções sexuais masculinas. Algumas das alterações tratadas incluem:

Infertilidade: segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 80 milhões de pessoas ao redor do mundo apresentam este problema. Acomete 10-15% dos casais e estima-se que 40% dos casos de infertilidade seja causada por fatores masculinos. Nestes casos, o médico andrologista é o profissional habilitado para diagnosticar o problema e prescrever o melhor tratamento.

Disfunções sexuais: entre as disfunções sexuais mais comuns estão os distúrbios ejaculatórios (como ejaculação precoce ou ejaculação retardada), falta de libido e disfunção erétil. São doenças que ainda apresentam grande tabu, mas que devem ser tratadas com naturalidade e honestidade junto com o seu médico.

Doenças da próstata: A prostatite e os tumores malignos e benignos são doenças que acometem a próstata.

Deficiências hormonais: podem ser congênitas ou adquiridas, assim como decorrentes do envelhecimento masculino. Afetam substancialmente a qualidade de vida.

Importante

Muitos homens ainda são resistentes em ir ao médico, principalmente quando o assunto é a sua sexualidade. Mas o acompanhamento da saúde é muito importante para a prevenção de doenças e para seu diagnóstico precoce e correto tratamento. Cuidar da sua saúde não deve ser motivo de receio. Previna-se!

Andrologia

Entre em contato

Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato. Além disso, você pode me encontrar nas redes sociais, onde compartilho informações relevantes sobre saúde masculina, dicas e novidades.

Me segue para ficar por dentro de tudo!