O que é Disfunção Hormonal?

Desânimo, cansaço e diminuição da libido podem ser sinais de que há algo errado nos níveis de testosterona no seu corpo. É o que os médicos chamam de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino – DAEM, que acontece geralmente após os 40 anos. A partir desta idade, a produção de testosterona reduz cerca de 1% ao ano. Em algumas pessoas, a queda contínua pode causar desconfortos e sinais que prejudicam a vida sexual e a qualidade de vida. Nestes casos, um médico urologista pode prescrever o tratamento com reposição hormonal. Confira abaixo 5 informações sobre este tratamento:

1) Indicação de reposição hormonal

Nem sempre quem possui níveis baixos de testosterona sente os sintomas. O tratamento é indicado quando há sinais de desconforto (como a sonolência, o desânimo e a diminuição da libido) associados aos níveis reduzidos deste hormônio.

Importante ressaltar que a reposição hormonal deve seguir certas orientações para respeitar as necessidades de cada paciente.

2) Hormônios utilizados e aplicação

O hormônio utilizado para a reposição hormonal é a testosterona, que pode ser administrada por meio de injeção, comprimidos, adesivos ou aplicação de gel sob a pele.

3) Benefícios

Quando realizado de forma correta e sob orientação de um médico, a reposição hormonal traz diversos benefícios principalmente no controle dos sintomas. A melhora da libido, aumento da massa muscular e a perda de peso são algumas das mudanças positivas que o tratamento proporciona.

4) Não interrompa o tratamento

Com o início do tratamento o paciente se sentirá melhor, mais disposto, com os sintomas controlados. Mas isso não significa que o problema foi resolvido e a reposição hormonal pode ser interrompida: os sintomas poderão retornar pois o nível de testosterona tende a baixar novamente.

5) Não deve ser utilizada para outros fins sem orientação médica

Estas medicações indicadas para reposição hormonal quando utilizadas inadvertidamente podem causar graves efeitos colaterais e danos à saúde. Da mesma forma, a quantidade também deve ser respeitada, sem exageros.

Importante

A reposição hormonal deve ser realizada sempre com o acompanhamento médico. Não utilize medicamentos sem a devida prescrição. Isso pode causar reações adversas e outros sintomas prejudiciais para a sua saúde.

Disfunção Hormonal

Entre em contato

Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato. Além disso, você pode me encontrar nas redes sociais, onde compartilho informações relevantes sobre saúde masculina, dicas e novidades.

Me segue para ficar por dentro de tudo!