O que é Ecodoppler peniano?
Principal exame complementar para o diagnóstico das doenças penianas.
Diversas doenças podem acometer o órgão genital masculino: deformidades congênitas, doença de Peyronie e disfunção erétil são alguns exemplos. E esses problemas estão cada vez mais comuns: estima-se que 40% dos homens a partir dos 40 anos tenha alguma queixa sobre a função sexual.
O pênis é um órgão com um funcionamento complexo. Exige interação entre os sistemas neurológico, endócrino, vascular e hormonal.
Uma adequada avaliação é feita em consulta médica com um minucioso exame físico, exames laboratoriais (sangue) e exames de imagem. Dentro dessa categoria, o destaque é o exame de ecografia peniana com estudo doppler.
O exame de ecografia já é amplamente utilizado para diagnóstico em praticamente todos os órgãos do corpo. No pênis, mais recentemente o exame tem se consolidado com um método diagnóstico confiável:
- é possível demonstrar as estruturas anatômicas, como os corpos cavernosos e esponjoso, vasos sanguíneos, tecidos internos.
- é possível determinar a presença de alterações, tais como fibroses (que podem levar a doença de Peyronie), calcificações, lesões expansivas.
- é possível estudar a anatomia vascular por meio do estudo doppler (estudo da velocidade dos fluxos), demonstrando o funcionamento das artérias e veias, assim como a presença de calcificações vasculares.
O exame tem poder diagnóstico, terapêutico e prognóstico!
O exame é capaz de demonstrar, portanto, possíveis alterações que podem ocasionar alguma disfunção sexual. Além disso, estabelece parâmetros de tratamento, principalmente da disfunção erétil, e se a evolução do problema pode ser favorável ou não.
O exame pode ser associado a outros testes diagnósticos, como o teste de injeção intracavernosa.
Esse teste é realizado no momento do exame e tem a finalidade de estimular a ereção por meio de uma injeção que contêm substância vasoativa (que age nos vasos sanguíneos). Após a injeção, verifica-se o grau de rigidez (dureza) da ereção, assim como as velocidades dos fluxos sanguíneos.
O estudo ecodoppler peniano é realizado no consultório. O risco de complicação é mínimo. O potencial diagnóstico e terapêutico do exame é extremamente alto e valioso.
Entre em contato
Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato. Além disso, você pode me encontrar nas redes sociais, onde compartilho informações relevantes sobre saúde masculina, dicas e novidades.
Me segue para ficar por dentro de tudo!