O que você precisa saber sobre Infertilidade masculina
O processo para engravidar pode ser fácil para alguns casais, mas muitos encontram dificuldades. Estima-se que cerca de 15% dos casais que desejam engravidar não conseguem devido a problemas de fertilidade. Mas quando procurar ajuda? De forma geral, quando um casal está há mais de um ano tentando gestar, mantendo relações sexuais regulares e sem método contraceptivo, sem obter resultados, é preciso investigar as causas desta possível dificuldade. É nesse momento que o casal deve procurar um médico especialista em fertilidade, pois a investigação deve ser imediata!
O processo de investigação analisa tanto fatores masculinos quanto femininos: é igualmente necessário avaliar a saúde do homem. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o fator masculino é responsável por 40% dos casos de infertilidade nos casais.
Causas
Conheça algumas causas da infertilidade masculina:
– Hábitos de vida: a capacidade reprodutiva do homem pode ser reduzida com hábitos de vida não saudáveis, como o consumo de cigarro e álcool, sedentarismo, alimentação inadequada. Estas condições podem afetar a capacidade reprodutiva do homem, diminuindo tanto qualidade quanto a quantidade do sêmen e dos espermatozoides produzidos.
– Varicocele: é a principal causa identificável de infertilidade masculina. Trata-se de uma alteração anatômica nos vasos que fazem a drenagem sanguínea dos testículos (veias), que se encontram dilatados, levando a alterações de temperatura testicular assim como liberação e acúmulo de substâncias tóxicas interferindo diretamente na produção de espermatozoides.
– Infecções no aparelho reprodutor: podem afetar diretamente os testículos (orquites) ou obstruir as vias de condução do sêmen e dos espermatozoides. Exemplos são a caxumba e uretrites por Chlamydia e Gonorréia.
– Problemas na ejaculação
– Alterações hormonais: a fertilidade masculina é dependente de um adequado ambiente hormonal; alterações nos hormônios podem afetar o funcionamento testicular e a formação de espermatozoides, levando a infertilidade.
Tratamento
O primeiro passo é procurar um médico especializado nesta área. Por meio de uma adequada avaliação clínica e exames especializados, tais como espermograma e avaliação hormonal, é possível diagnosticar o problema causador da infertilidade.
A boa notícia é que existem tratamentos para a infertilidade, seja por meio de mudanças no estilo de vida, remédios ou até mesmo cirurgia. Por isso é importante um diagnóstico correto e com um profissional especializado no assunto. Lembre-se: este quadro não é definitivo e você pode dar o primeiro passo para mudar isso.