O que é Prótese peniana?
Os benefícios da prótese peniana
Utilizada para tratar a impotência sexual masculina, a prótese peniana é um implante colocado na parte interior do pênis. Esse procedimento não altera a sensibilidade sentida pelo homem durante o ato sexual: ele continua conseguindo ter orgasmo e ejaculação.
A cirurgia pode ajudar a aumentar a satisfação sexual e a confiança do paciente. A experiência durante as relações sexuais, no entanto, varia conforme cada indivíduo.
O uso da prótese normalmente é indicado em última instância, ou seja, quando alternativas já se esgotaram e o uso de remédios e outros tratamentos não foram satisfatórios. Isso porque a cirurgia é irreversível.
Há ainda tipos diferentes de próteses, que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do paciente.
Por isso, esse método deve ser avaliado junto de um urologista de confiança, capacitado para fornecer o diagnóstico e fazer o acompanhamento do procedimento.
Quais os tipos de prótese peniana?
Recurso utilizado para aumentar a satisfação durante relações sexuais, o implante peniano é uma prótese colocada no interior do órgão sexual do homem para produzir uma ereção.
Esse método é indicado para homens que não conseguem obter uma vida sexual saudável com tratamentos mais simples e pode ser recomendado para casos de impotência sexual ou disfunção erétil, por exemplo.
Atualmente, existem dois tipos principais de próteses penianas:
INFLÁVEL: Trata-se de uma prótese em que dois cilindros flexíveis, colocados dentro do pênis, são preenchidos com soro fisiológico que ajudam na ereção. Esse modelo permite que o paciente controle sua ereção durante o tempo que desejar. Após o término da relação sexual, é possível retornar o pênis ao estado normal de flacidez.
MALEÁVEL: É feita com material que mantém o pênis ereto sempre e pode ser colocada em diferentes posições que permitem relações sexuais e possibilitam uma rotina normal ao homem. A principal vantagem desses dispositivos é sua facilidade de implantação, enquanto as desvantagens incluem um pênis constantemente rígido que não se assemelha à ereção normal nem à flacidez, dificuldade de ocultação e um risco aumentado de erosão do dispositivo.
Qual o melhor tipo de prótese?
Isso vai depender de cada paciente. Cada prótese possui vantagens e desvantagens. Por isso, é importante que na consulta sejam apresentados os detalhes técnicos e benefícios de cada tipo, para que a escolha seja realizada com todas as informações disponíveis.
Em geral, o implante é uma boa alternativa e apresenta resultados satisfatórios para os pacientes. Normalmente, não há queixas em relação a perda de sensibilidade e o homem consegue atingir a ejaculação. Entretanto, é importante que antes do procedimento o profissional esclareça todas as dúvidas e garanta as expectativas realistas do paciente em relação a sua satisfação.
Prótese peniana: entenda os tipos e indicações do procedimento
As próteses penianas representam um grande avanço para o tratamento de disfunção erétil. Também conhecida como impotência sexual masculina, esse problema se caracteriza pela dificuldade em ter ou manter uma ereção e pode atingir homens de qualquer idade.
Neste sentido, as próteses surgem como uma alternativa segura e com altos índices de satisfação. Existem dois tipos de prótese peniana: a inflável e a semirrígida. Entenda as diferenças abaixo.
Prótese peniana inflável
Trata-se de uma prótese em que dois cilindros flexíveis, colocados dentro do pênis, são preenchidos com soro fisiológico. Quando há o desejo de obter uma ereção, deve-se acionar um pequeno dispositivo que fica normalmente posicionado na bolsa escrotal para que o líquido infle os cilindros.
Uma das vantagens desta prótese é que o paciente pode controlar a sua ereção durante o tempo que desejar. Após o uso, o pênis volta ao estado natural. A aparência do dispositivo também proporciona uma ereção muito parecida com a normal.
Prótese peniana maleável (semirrígida)
É o tipo de prótese mais utilizada. É formada por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone que são introduzidas, cirurgicamente, dentro das câmaras de ereção do pênis. Assim, o pênis fica ereto, permitindo ao homem manter relações sexuais.
A principal vantagem deste tipo é sua facilidade de implantação. A principal desvantagem é o estado de ereção constante, havendo necessidade de adaptação ao dispositivo no dia a dia.
Quando a prótese peniana é indicada?
Embora seja uma alternativa eficaz para o problema, a prótese peniana precisa ter indicações corretas. Normalmente, a cirurgia é indicada para pacientes que já tentaram outros tratamentos convencionais e não obtiveram resultados.
As indicações para o implante incluem:
– Quando o paciente não obteve sucesso com o tratamento medicamentoso ou com injeções.
– Nos casos em que o paciente faz uso de determinadas medicações para o coração, não permitindo o uso de medicamentos para ereção. – Se o paciente é diabético e apresenta disfunção erétil grave.
– Em alguns casos de traumas, acidentes e cirurgias prostáticas.
– No caso de diagnóstico de Doença de Peyronie associado a disfunção erétil.
É importante ainda que seja esclarecido todos os prós e contras do procedimento, além do alinhamento de expectativas do paciente após a cirurgia.
Entre em contato
Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato. Além disso, você pode me encontrar nas redes sociais, onde compartilho informações relevantes sobre saúde masculina, dicas e novidades.
Me segue para ficar por dentro de tudo!