O que é Varicocele?
A varicocele é a principal causa identificável de alteração da fertilidade masculina.
Conhecida também como varizes do testículo, a varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares, responsáveis pela drenagem do sangue do testículo. É mais comumente diagnosticada na adolescência, acometendo 15-20% dos homens nesse período da vida, porém pode afetar homens de todas as idades.
A varicocele é mais comum no lado esquerdo, aparece na puberdade e pode aumentar ao longo do tempo!
O problema acontece porque a veia gonadal esquerda (veia que drena o testículo esquerdo), que é uma das veias mais longas do corpo e drena para a veia renal esquerda, tem sua entrada em um ângulo perpendicular (90 graus) na veia renal, o que faz com que a pressão nessa se distribua para a veia gonadal e consequentemente para o testículo.
A varicocele costuma ser assintomática. Quando causa sinais e/ou sintomas, eles podem ser:
- sensação de peso/desconforto no testículo;
- atrofia/diminuição do testículo;
- alteração da fertilidade.
O diagnóstico da varicocele é clínico, feito durante consulta médica e exame físico!
Normalmente, é notado um aumento do volume do cordão espermático, que pode ser visualizado com o paciente deitado ou em pé e realizando manobras de esforço (como o movimento de tossir ou empurrar a barriga “para fora”). É categorizada em três graus, sendo o tipo 2 e 3 os mais importantes.
Caso haja alguma dúvida no diagnóstico, podem ser realizados exames complementares, como ecodoppler de bolsa escrotal (principal exame), tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O tratamento da varicocele é cirúrgico!
Quando a doença está associada a alguma alteração, principalmente nos casos em que há relação com a infertilidade ou comprometimento da função do testículo, é indicada a correção cirúrgica. A cirurgia consiste na correção microscópica dos vasos dilatados, através de um pequeno corte na região inguinal. Por ali, é encontrado o cordão espermático; estruturas vitais são preservadas, tais como a artéria testicular e o ducto deferente; as veias dilatadas são então isoladas e ligadas.
A melhor técnica cirúrgica para a correção é a microscópica!
Essa técnica utiliza a magnificação de um microscópio, permitindo melhor visualização das estruturas. Exige treinamento especializado e rotina na realização do procedimento para que sejam alcançados os melhores resultados.
Vale destacar a importância de procurar orientação junto a profissionais adequados para diagnóstico e acompanhamento do problema. Quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória e eficaz tende a ser a recuperação.
Nossa clínica é um centro especializado no tratamento da infertilidade masculina. Agende sua consulta!
Entre em contato
Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato. Além disso, você pode me encontrar nas redes sociais, onde compartilho informações relevantes sobre saúde masculina, dicas e novidades.
Me segue para ficar por dentro de tudo!