Disfunção sexual: o que é e o que fazer
A disfunção sexual masculina, apresentando-se como disfunção erétil, diminuição da libido ou ejaculação anormal, surge como um problema para os homens a partir dos 40 anos e aumenta com o avanço da idade. Por exemplo: em um estudo, 40% dos homens reconheciam algum nível de disfunção sexual e, embora ainda seja considerado por muitos homens um tabu, as disfunções sexuais masculinas possuem solução. O primeiro passo para resolver estes problemas é identificá-los. Conheça abaixo as principais disfunções sexuais masculinas:
Ejaculação precoce
A ejaculação precoce (EP) também é referida como ejaculação rápida e é definida como uma disfunção sexual masculina caracterizada por:
● Ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre antes ou dentro de aproximadamente um minuto após a penetração vaginal, presente desde a primeira experiência sexual ou após uma nova mudança incômoda na latência ejaculatória;
● Incapacidade de retardar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações vaginais;
● Consequências pessoais negativas, como angústia, incômodo, frustração e / ou evitar a intimidade sexual.
É uma queixa sexual comum: estima-se que 1 em cada 3 homens tenham este problema em algum momento da vida. A causa do distúrbio é incerta ou obscura na maioria dos casos e pode estar relacionada a hipersensibilidade peniana, fatores psicológicos, tais como histórico de abuso sexual, imagem corporal prejudicada, depressão e ansiedade no desempenho, e fatores relacionados a parceria sexual.
Disfunção erétil
É a disfunção sexual mais comum em homens após os 40 anos. Trata-se da incapacidade do homem de conseguir obter e manter uma ereção suficiente para que a atividade sexual seja satisfatória.
As causas da disfunção erétil são variadas e podem estar relacionadas a problemas circulatórios do corpo, neurológicos e anatômicos do pênis, por exemplo. Distúrbios hormonais, uso de drogas e problemas psicológicos (como depressão, ansiedade e/ou estresse) também podem ser causadores desta doença.
A disfunção erétil é tratável, com importante melhora importante na qualidade de vida.
Libido diminuída
A prevalência de libido reduzida é estimada em 5 a 15 por cento nos homens. Aumenta com a idade e frequentemente acompanha outros distúrbios sexuais. Pode estar relacionada a outras disfunções sexuais, como a erétil, por exemplo.
As causas da baixa libido incluem:
● Medicamentos
● Alcoolismo
● Depressão
● Fadiga/Estresse
● Transtorno sexual hipoativo
● Drogas recreativas
● Problemas de relacionamento
● Outra disfunção sexual (medo de humilhação)
● Doença sistêmica, tais como Diabetes Mellitus
● Deficiência de testosterona
A maioria dessas condições é potencialmente tratável. Por isso é importante obter um bom histórico médico, realizar um exame cuidadoso e obter estudos laboratoriais relevantes para determinar se alguma delas está presente.
Atenção
A saúde sexual é um assunto que precisa ser abordado, tanto por homens quanto por mulheres. Se você perceber qualquer sintoma, procure um médico andrologista para uma consulta. Este pode ser o primeiro passo para uma vida com mais tranquilidade e qualidade.